Acidente de avião, desastre com fogos de artifício e tragédia de carro: os eventos que moldaram Ten Hag no Twente.
- Conhecimento e Curiosidade do Campo
- 25 de set. de 2024
- 2 min de leitura
O técnico do Manchester United, Erik ten Hag, enfrenta um clube que lhe é querido na Liga Europa na quarta-feira, mas também um clube onde tragédias moldaram sua carreira incipiente.
No FC Twente, um companheiro de equipe de Ten Hag morreu em um acidente de avião. Um ano depois, outro jogador morreu em um acidente de carro.
Quando Ten Hag era capitão, um desastre fatal com fogos de artifício chocou a cidade do clube.
Esses três momentos moldaram o futuro adversário do United, o Twente. Eles também fizeram de Ten Hag o homem que ele é hoje.
"Nunca esquecerei" de ouvir que o avião caiu
Andy Scharmin era o capitão do time sub-21 da Holanda. Ele deveria ser o próximo superstar do futebol holandês e europeu.
"Scharmin e Erik tinham idades semelhantes, eles vieram da mesma vila", disse o ex-goleiro do Twente, Theo Snelders, à BBC Sport.
Em 7 de junho de 1989, Scharmin e outros 16 jovens jogadores de futebol estavam voando para o Suriname para um amistoso de pré-temporada, para conscientizar os jogadores holandeses-surinameses, quando o avião em que estavam caiu ao se aproximar do pouso.
No total, 176 pessoas a bordo morreram, incluindo Scharmin, 13 de seus companheiros de equipe e seu treinador.
"Foi uma grande tragédia para o clube", disse Snelders, que jogou com Scharmin por dois anos.
Ten Hag e outros jogadores do Twente carregaram o caixão no funeral de Scharmin e o técnico do United tem um dia de luto em 7 de junho de cada ano.
"Scharmin era um atleta inimaginável e meu amigo", disse Ten Hag alguns anos atrás.
"Nunca esquecerei meu companheiro de equipe Edwin Hilgerink, parado na minha porta para me contar que um avião havia caído com Andy e sua mãe a bordo."
Comentaris