google.com, pub-8028924818853836, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-8028924818853836, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page
Buscar

Silent Hill 2 Remake: A versão definitiva de um clássico moderno — Review

  • Foto do escritor: Conhecimento e Curiosidade do Campo
    Conhecimento e Curiosidade do Campo
  • 4 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

O Silent Hill 2 Remaketraz de volta!


Quando a Konami cancelou Silent Hills, em 2014, a comunidade de fãs temeu pelo fim da franquia. Parte disso porque a empresa japonesa, na época, já não publicava um título realmente bom na marca há bastante tempo, e suas prioridades estavam voltadas para os jogos como serviço. Levou cerca de oito anos, e alguns fracassos comerciais, para as coisas começarem a mudar — e rapidamente!


Em 2022, logo após o lançamento de algumas coletâneas de Castlevania e Metal Gear Solid, chegou a vez da franquia Silent Hill ganhar algum carinho. De cara, a Konami anunciou seis projetos em simultâneo para a marca, incluindo o remake do clássico Silent Hill 2 e uma respectiva adaptação para as telonas. Até então, a comunidade de fãs estava contente, mas preocupada.


Após tantos anos de espera, o primeiro grande projeto da “nova Konami” seria nada mais, nada menos, que o remake de um dos jogos mais amados de todos os tempos. Para tornar o caso ainda mais complexo, a equipe liderando o desafio era a Bloober Team, que ainda não havia publicado nenhum título de peso, com exceção do controverso The Medium.



Neste ano, Silent Hill 2 Remake finalmente chega às prateleiras. Será que o lançamento consegue honrar todo o mérito da obra original? Eu sou Adriano Camacho, Assistente de Edição aqui no Voxel, e te conto todos os detalhes na nossa análise completa!

Antes de mais nada, fique tranquilo, não daremos spoiler — as curiosidades e surpresas ficam para outro texto!


Silent Hill nunca esteve mais bonita…


Ao longo dos anos, a cidade de Silent Hill foi representada inúmeras vezes. Por vezes coberta de neve, e até mesmo de cinzas, exclusivamente no caso dos filmes, a região fictícia fica em algum lugar do Maine — um frio estado norte-americano muito querido por Stephen King. Entretanto, sua marca registrada é a densa neblina, que a princípio foi apresentada apenas como uma solução para que o PlayStation 1 sustentasse os gráficos 3D do primeiro jogo.


No PlayStation 5, há capacidade gráfica de sobra, e a Bloober Team não desperdiçou a oportunidade de dar seu melhor. Em Silent Hill 2, a nebulosa cidade nunca esteve mais bonita e rica em detalhes. Logo a partir da introdução, já é possível observar o capricho nas vegetações, nas placas e pequenos comércios no centro. Nesta versão, as ruas possuem mais “vida”, ou ao menos pequenas histórias do que elas foram, contadas por lojas, cafés, bares e restaurantes.


Graças à nova perspectiva adotada, o jogador fica muito mais imerso nesses detalhes, algo que favorece a ideia de que, em outros tempos, Silent Hill realmente parecia uma cidade-resort muito agradável. Durante a campanha, porém, conhecemos uma região que parece ter sido deixada às pressas, com carros abandonados, prédios decrépitos e lixo pelas ruas. Ao que parece, as poucas pessoas que ficaram selaram suas casas com barricadas de madeira e concreto.


Justamente, essa narrativa contada pela ambiência é um dos grandes pontos fortes na franquia Silent Hill, e neste remake não é diferente. A sensação de ver algo tão belo, mas abandonado, gera uma nostalgia muito forte, ainda que os jogadores não tenham vivido lá. Tematicamente, esse sentimento é um ótimo elogio para Silent Hill 2 Remake.


Visualmente, outro destaque fica para os efeitos climáticos assustadores. No remake de Silent Hill 2, há tempestades de vento impressionantes, com direito a objetos voando e um baita clima de desespero. Junto da chuva e dos raros momentos ensolarados, essa composição climática favorece muito a atmosfera da cidade e aumenta ainda mais a tensão nos trechos de exploração.

 
 
 

Comentarios


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Noticias em alta

CPF/CNPJ: ****201778****                                    

Politica de entrega: 14 Dias para devolução de produtos

30 dias Reenbolso

bottom of page
google.com, pub-8028924818853836, DIRECT, f08c47fec0942fa0